Nesta quinta-feira, 26 de dezembro de 2024, Festa de Santo Estevão, Dom Edivalter Andrade, Bispo Diocesano de Parnaíba, publicou um importante decreto que estabelece diretrizes pastorais e administrativas para toda a Diocese. Em sintonia com o Regional Nordeste 4 da CNBB, o documento reafirma a gratuidade dos sacramentos, uma prática que a Diocese de Parnaíba já vinha seguindo ao longo dos últimos anos, e regulamenta aspectos organizacionais que fortalecem a unidade e a sustentabilidade das comunidades.

O decreto traz orientações claras para a organização das comunidades e a participação dos fiéis na manutenção das Igrejas. Dentre as principais medidas, está o incentivo à conscientização dos fiéis sobre a importância de contribuírem de forma espontânea e solidária para o sustento das atividades pastorais e administrativas da Igreja, respeitando sempre os princípios da transparência e da equidade.

Este decreto não traz mudanças radicais, mas reafirma aquilo que já é prática em nossa Diocese: a gratuidade no acesso aos sacramentos e a organização pastoral em consonância com as diretrizes do Regional Nordeste 4. É também um chamado à corresponsabilidade dos fiéis para que as comunidades possam se sustentar de forma digna e missionária.

O documento também aponta para a importância de uma maior organização administrativa nas paróquias, reforçando o papel das equipes de liderança e incentivando a implantação de projetos que garantam a sustentabilidade das obras pastorais e sociais. Além disso, ressalta o compromisso com a formação permanente do clero, lideranças leigas e agentes de pastoral para uma atuação cada vez mais alinhada à missão evangelizadora da Igreja.

A publicação deste decreto é um marco que reforça o compromisso da Diocese de Parnaíba com a vivência da fé em unidade e corresponsabilidade. 

Confira abaixo o documento oficial