Entre os dias 21 e 23 de fevereiro, a Arquidiocese de Teresina sediou o 27º Encontro Regional de Aprofundamento e Formação do ECC (Encontro de Casais com Cristo). O evento foi realizado no auditório da Uninovafapi e teve como tema “ECC: Formando famílias no Piauí para a missão”, com o lema “Alegres na esperança, fortes na tribulação e perseverantes na oração” (Rm 12,12).

Casais de todas as dioceses do Regional Nordeste 4 da CNBB estiveram presentes, incluindo representantes da Diocese de Parnaíba, que participaram das formações e momentos de espiritualidade. O evento foi assessorado pelo bispo de Formosa-GO e assessor eclesiástico nacional para o ECC, Dom Adair José Guimarães, e contou com a presença do arcebispo de Teresina e presidente do Regional Nordeste 4, Dom Juarez Marques Sousa da Silva.

A Diocese de Parnaíba esteve bem representada no encontro, com a presença do Bispo Diocesano, Dom Edivalter Andrade, acompanhado dos padres Pe. Sandro Lima Silva, diretor espiritual do ECC no Piauí, Pe. Antônio Nilson, Pe. Cícero e Pe. Tarcísio, que participaram ativamente das formações e celebrações junto aos casais diocesanos.

Durante o encontro, foram realizadas palestras, oficinas, momentos de oração e celebrações da Santa Missa. Também foi anunciado o novo casal regional do ECC: Carlos José Rodrigues e Eliana de Assis Fernandes de Oliveira, da Diocese de São Raimundo Nonato.

Ao longo desses 50 anos do ECC no Piauí, o serviço tem desempenhado um papel fundamental na evangelização das famílias, ajudando casais a fortalecerem sua fé e compromisso cristão. Como destacou Dom Adair José Guimarães:

“O ECC cria um comunitário e ao mesmo tempo missionário, para que a família possa desempenhar um papel extremamente relevante dentro do processo de evangelização permanente na nossa sociedade. Nós cremos na vida, cremos na família, cremos no matrimônio e cremos com muita esperança que o ECC mudou a vida de milhares de famílias em todo o Brasil.”

Que o ECC continue sendo instrumento de Deus na construção de lares alicerçados na fé e no amor cristão.

Fonte: CNBBNE4